A vida como ela é

As pessoas tem ideias pré concebidos. É fato. Podem não ter a mínima noção sobre determinado assunto, mas tem uma opinião. “Se fosse comigo, isso não aconteceria”. “Naquela situação, eu manteria o controle.” Não importa o que. O julgamento às atitudes alheias é rápido e cortante. Conceitos que viram na televisão, que ouviram da vó ou puro senso comum.

Enfermeiras são santas ou putas. Freiras ou atrizes pornô. Não, somos pessoas como qualquer outras. Temos dias bons e ruins. Nos cansamos, nos alegramos, choramos e rimos. Dormimos pouco, comemos porcarias. Temos bolhas nos pés porque estamos andando de um lado para o outro constantemente. Seguramos para ir ao banheiro porque o tempo é corrido. Não temos feriado ou finais de semana. Deixamos a nossa própria família para cuidar da sua. Não somos melhores e nem piores do que ninguém. Apenas escolhemos viver assim. É um trabalho, com responsabilidades, deveres e direitos.

enfermeira

Não precisamos que ninguém venha dizer como fazer o nosso trabalho. Não queremos ser médicos. Escolhemos ser Enfermeiros. Nosso objeto de trabalho é o cuidado. Estudamos tanto, as vezes até mais, do que outros profissionais da saúde. Conhecemos as doenças, as medicações, os tratamentos. Claro que também precisamos nos atualizar, temos dúvidas e questionamentos. Trabalhamos em equipe. Juntos, complementando o trabalho de outros colegas. Discutimos casos, sugerimos ações e intervenções. Conhecemos os nossos pacientes.

E lidamos com pressão, cobrança, xingamentos, falta de respeito, fluidos corporais, bactérias, cansaço. Tudo isso com os cabelos impecavelmente penteados e o sorriso brilhante.

Sei que este texto é apenas um desabafo. Mas da próxima vez que você precisar de um hospital ou for visitar alguém em um, tenha paciência. Sorria e respeite os profissionais que estão ali. Na verdade, nós também precisamos apenas de um pouco de cuidado e atenção.

maos-dadas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s